sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Diferença entre Whey Protein Concentrada, Isolada e Hidrolisada

Diferença entre Whey Protein Concentrada, Isolada e Hidrolisada

O soro de leite (whey, em inglês) é um subproduto da processo de fabricação dos queijos. Digamos que é o leite sem a parte má: lactose, gordura e colesterol. É o mais famoso suplemento alimentar e também o mais consumido entre os praticantes de musculação. Vários estudos científicos demonstraram os benefícios do consumo de whey.
As principais são: reparação e construção de tecidos, entre os quais o tecido muscular [*1]; aumento da força [*2], produção hormonal [*3] e fortalecimento do sistema imunitário [*4].
Isto deve-se ao facto de a proteína whey ser rica em aminoácidos essenciais, entre os quais BCAAs, tornando-a numa das fontes proteicas com maior valor biológico e biodisponibilidade. Ela oferece os aminoácidos necessários para a recuperação muscular, favorecendo, assim, o crescimento muscular.

Quantidade de proteína recomendada para atletas

As recomendações diárias de proteína andam entre os 1,4gr a 1,8gr / kg para atletas de força e entre os 1,2gr e 1,4gr / kg para atletas de resistência [*5], recomendações semelhantes às propostas pelo American College of Sports Medicine [*6].
Dependendo do seu nível de pureza e biodisponibilidade, a whey pode ser classificada segundo três tipos: concentrada, isolada e hidrolisada.

Proteína whey concentrada

É a forma mais barata de whey. Contém alguma quantidade de hidratos de carbono (lactose), gordura e colesterol. Geralmente, apresenta uma concentração de proteína entre os 70 e os 80%. Não é o tipo de whey mais recomendado a quem se encontra em fase de cutting e, como tal, quer limitar o seu consumo de hidratos de carbono e/ou gordura.
Ainda assim, não deixa de ser um bom suplemento para auxiliar os ganhos musculares.

Proteína whey isolada

Passou por um processo de filtração, o que significa que lhe foi retirada a lactose, a gordura e o colesterol. Por esse motivo, geralmente apresenta uma concentração proteica entre os 80 e os 90%. É mais rapidamente absorvida pelo organismo, sendo uma opção muito válida para o pós-treino e também para intolerantes à lactose.
Por ser filtrada, é geralmente mais cara do que a whey concentrada.

Proteína whey hidrolisada

É a forma mais avançada (e também mais cara) de whey. Para além de ter passado por um processo de filtração, foi também submetida a um processo de hidrólise, ou seja, foi quebrada em pequenos péptidos. Por este facto, é rapidamente absorvida pelo organismo, pois este não tem de perder tempo a quebrar a molécula de proteína.
Apresenta concentrações proteicas superiores a 90% e constitui uma excelente opção para quem se encontra em cutting.
Neste vídeo explico como funcionam os diferentes tipos de whey no nosso organismo:

Fonte: tafitness.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário